26 de janeiro de 2009

Prêmio Brasileiro de Literatura Amadora.

Podem rir do título. A idéia é mais ou menos essa. Ironizar. Rir pra não chorar.
Em menos de um ano e meio fui premiada três vezes por textos de minha autoria.
"Ora (direis) certo perdeste o senso"
Mas eu não perdi.
Compus um texto de descrição pra que uma amiga minha colocasse em seu perfil do orkut. Ela adorou. Descrevi com fidelidade as características de uma pessoa única e incomparável. Pouco mais de dois meses depois de ter escrito o texto, navegando no orkut, encontrei-o no perfil d'uma outra pessoa que eu não conheço, mas duvido muito que seja exatamente como eu descrevi a Roberta. Exatamente a mesma descrição. Acho que até a cor que a Roberta pôs na letra a garota copiou.
Acontece.
Meu depoimento favorito foi escrito a Filipe Cassiano, um grande amigo 'letricista', outro ser, que como qualquer outro é único e incomparável. Inclusive lembro-me de ter usado as palavras indescritivelmente inigualável. Não adiantou. Filipe veio me mostrar que o depoimento foi copiado e usado pra descrever uma outra pessoa. Palavra por palavra. Metáforas, piadas ocultas no depoimento, que só nós dois poderíamos entender... Tudo, 'tim tim por tim tim'...
Isso me faz lembrar que há pouco mais de um ano fiz uma auto-descrição que foi copiada SEM PUDOR por uma pessoa muito próxima e colada também em seu perfil do orkut.
Não sei se rio ou choro. Ver outras pessoas usando um texto que não lhes pertence, sem dar nenhum crédito ao verdadeiro autor é triste. Imagino que outros pequenos que se tornaram 'grandes' tenham passado por isso. E isso me alegra, me tranquiliza.
Prêmio Brasileiro de Literatura Amadora... É isso aí. Só assim pra pobre ter crédito nesse país. Não que eu não tenha ganho um prêmio oficial por escrever. Já ganhei. Mas não parei de escrever e parei de ganhar. Agora quem me premia é o povo[inho]. Meus publicitários.
Espero que não parem de entrar no meu perfil e/ou blog pra copiar meus textos. É assim que sei que meu 'trabalho' é reconhecido.

Quando uma coisa ridícula acontece, eu costumo falar "isso é fim de carreira!" Nesse caso, é o contrário.
É o começo da minha. E que assim seja.

3 comentários:

FiL disse...

hauehhaeuaheuha
mto boa essa!!!!!!
esse é o dilema dos grandes escritores, sempre são plagiados.
mas relaxa, depois vai acontecer como o grande LFV os outros vão escrever e vão falar q foi vc q escreveu...
assim é a vida, os fracos sempre usam a força dos mais fortes!

Anônimo disse...

hahaha

show Lígia!

É uma merda mesmo, mas também um bom sinal...

bjo

André Rodriguex disse...

É Lih, sinal que teu sucesso jah é global!
Fazer o que se internet tira os créditos do autor...
Espero que pelo menos ao final de um dos teus textos não estaja escrito "autor desconhecido". A sensação é horrível.
Leva na boa, o mérito sempre será teu!