18 de maio de 2007

Harry Potter

É claro que eu não poderia deixar de dedicar uma sessão inteira à maior paixão da minha vida: a saga de Harry Potter.
Muitas pessoas torcem o nariz ou julgam a série como sendo infantil, mas como apaixonada por livros que sou posso dizer que a saga de Harry Potter é, sem dúvida, clássica, mesmo sendo tão moderna.
Pra qualquer bom conhecedor de cinema e literatura já é claro que nenhum filme baseado em livro é tão bom quanto a obra prima. Os livros de Harry Potter são muito melhores que os filmes, sem dúvida. Àqueles que não gostam de Harry Potter e falam mal peço somente que leiam um livro, de prefererência o primeiro, antes de falar qualquer coisa. Podem falar o que quiserem do filme. Estarão insultando o diretor, roteirista, quem seja... Mas não insultem a JK.
Hoje, JK Rowling, autora dos livros de Harry Potter, é mais rica que a própria Rainha da Inglaterra. Os livros de Harry Potter são mais vendidos que a própria Bíblia Sagrada.
É absurdo dizer que Harry Potter é ruim ou fraco, uma vez que os atores secundários de HP já ganharam mais prêmios que metade dos atores dos chamados "filmes bons" juntos. Alan Sidney Patrick Rickman, SIR Richard Harris (que Deus o tenha), Maggie Smith, Michael Gambon, Brendan Gleeson, Jason Isaacs, Robbie Coltrane, Emma Tompson, Gary Oldman, Kenneth Branagh e o recém chegado, Ralph Fiennes.
É a elite européia! Só faltou encaixar ali o John Malkovich, Geràrd Depardièu, Vincent Cassel e Jean Reno. ^^
O mais gostoso em HP é que os espectadores e leitores crescem junto com os personagens e atores. Mesmo com a diferença cultural, já que Harry é inglês, vejo muito das minhas mudanças nele e em seus amigos.
HP ensina muito. Infinitamente mais que qualquer novela global... Mais que 99% dos filmes Hollywoodianos.
Alvo Wulfrico Brian Dumbledore é o modelo de pessoa que todos deveríamos seguir. Pode parecer pouco, mas aprendi muito lendo HP. Me apeguei aos personagens. Cada vez que algum deles morre é como se fosse um tio meu ou no caso do Dumb, meu próprio avô. Chorei e vou sentir saudades no sétimo livro...
Harry Potter é cheio de cultura. JK misturou muito da mitologia grega em seu livro. Qualquer um aprende brincando...


E pra provar que HP não é coisa de criança, tenho um tio-avô mais avô que tio que tem os seis livros e os quatro filmes... DELE. ELE leu. ELE gosta...

HP (L)

Livros publicados:
Harry Potter e a Pedra Filosofal (sorcere's stone)
Harry Potter e a Câmara Secreta (chamber of secrets)
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (prisioneer of Azkaban)
Harry Potter e o Cálice de Fogo (Goblet of fire)
Harry Potter e o Enigma do Príncipe (Half-Blood Prince)
Animais fantásticos e onde Habitam
Quadribol através dos séculos.

Em breve, mais HP ;D

Um comentário:

gCadinelli disse...

Ligia
PQP
tu tem uma votnade, e uma criatividade na hora d escrever q eu nunca vi em ninguem... Vc vai escrevendo e a gnt vai penetrando junto ctg
adoro ler seus comentários, captions e posts
adoro vc kra
;**